(En)cantos da leitura

welcome

Este blogue pretende ser um espaço de partilha, de opiniões, impressões e sugestões de todo o tipo de leituras.

Episódio da Corrida dos Cavalos - Espaço Social n' «Os Maias» de Eça de Queirós

Os Maias: Pedro vê pela primeira vez maria Monforte

Ler Mais Ler Melhor : O Livro da Vida de José Edurado Agualusa


Impressões de Leituras -

Tendo como base as fichas de leitura, elaboradas pelos alunos na sala de aula, de acordo com o contrato de leitura formalizado no início do ano, aqui ficam algumas impressões:

A Personagem de que mais gostei...


 «A personagem que mais me tocou foi Bella, porque , de todas as personagens, é a mais humana.Bella é persistente e esforça-se por ser o mais imperfeita possível. Ela é como se fosse a mãe dos próprios pais, o que chega  a ser comovente...» Daniela, Crepúsculo, de Stephanie Meyer


 
« Sem dúvida Maria Antonieta. Esta biografia de Maria Antonieta revela-nos uma  mulher forte, que nunca abdicou dos seus valores, das suas origens e viu sempre algo de positivo em tudo o que lhe acontecia. Fascinou-me a sua coragem ao enfrentar um povo irado, que não gostava dela, tendo sempre posto em primeiro lugar o interesse do reino, os seus filhos»  Ana Sofia , Maria Antonieta,  de Catalina de Habsburgo.

« A personagem que mais me tocou foi Linda Marshall, pois apesar de odiar a sua madrasta, Arlena, não era má. Era apena suma criança ingénua, que após ter lido um livro de bruxaria, pensou em matar  a sua madrasta com velas, cera derretida e feitiços... »     Maria, Morte na Praia, de Agatha Christie
« A personagem que mais me tocou foi Mariana, filha de João da Cruz. Ela nunca abandonou Simão. Mesmo sabendo que Simão amava Teresa profundamente e que nunca iria conseguir amá-la, Mariana nunca o deixou sozinho. O amor que Mariana sentia por Simão era incrível: ela dava sem esperar nada em troca. Na noite em que Simão se foi encontrar com Teresa e chegou a casa ferido, foi Mariana que lhe cuidou da ferida.Quando Simão estava sem dinheiro , Mariana deu-lhe  o dinheiro que poupara  dizendo que D. Rita o mandara dar a seu filho. No momento em  que Simão foi preso em Viseu, Mariana limpou e arrumou a sua cela, levou-lhe comida, não o deixando  só num único momento. Mudou-se com ele para o Porto e partiu  para a Índia quando ele foi para o exílio. A maior prova de amor que Mariana deu a Simão foi  ter-se atirado para o mar para o abraçar pela última vez.»
                                                 Ana Carolina Pereira, Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco


                                                Passagem mais Interessante.....


« E quando à tua frente se abrirem muitas estradas e naõ souberes a que hás-de escolher, não metas por uma ao acaso, senta-te e espera. Respira  com a mesma profundidade confiante com que respiraste com que vieste ao mundo, e sem deixares que nada te distraia, espera e volta a esperar. Fica quieta, em Silêncio, e ouve o teu coração. Quando ele te falar, levanta-te e vai para onde ele te levar.»
                       Ana Carolina Sampaio, Vai aonde te leva ao coração, de Susana Tammaro

Visita de Estudo do 10º Ano ao Museu da Imprensa

Entrevista a Luís de Camões

Mundo Secreto : Mudança

Voar ...

22 de Março : Dia Mundial da Água

Há 20 anos: Queda do Muro de Berlim