(En)cantos da leitura

welcome

Este blogue pretende ser um espaço de partilha, de opiniões, impressões e sugestões de todo o tipo de leituras.

Episódio da Corrida dos Cavalos - Espaço Social n' «Os Maias» de Eça de Queirós

Os Maias: Pedro vê pela primeira vez maria Monforte

Ler Mais Ler Melhor : O Livro da Vida de José Edurado Agualusa

Viagens na Minha Terra de aklmeida Garrett, in Grandes Livros, Grandes Obras


Almeida Garrett


João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett nasceu em 1799 no Porto e faleceu em Lisboa em 1854 .


É provavelmente o escritor português mais completo de todo o século XIX, porquanto nos deixou obras-primas na poesia, no teatro e na prosa, inovando a escrita e a composição em cada um destes géneros literários.



A vida

Na infância recebeu uma formação religiosa e clássica.

Concluiu o curso de Direito em Coimbra, onde aderiu aos ideais do liberalismo.

Em 1823, após a subida ao poder dos absolutistas, é obrigado a exilar-se em Inglaterra onde inicia o estudo do romantismo (inglês), movimento artístico-literário então já dominante na Europa.

Regressa em 1826 e passa a participar na vida política; mas tem de exilar-se novamente em Inglaterra em 1828, depois da contra-revolução de D. Miguel. Em 1832, na Ilha Terceira, incorpora-se no exército liberal de D. Pedro IV e participa no cerco do Porto.

Exerceu funções diplomáticas em Londres, em Paris e em Bruxelas. Após a Revolução de Setembro (1836) foi Inspector Geral dos Teatros e fundou o Conservatório de Arte Dramática e o Teatro Nacional.

Com a ditadura cabralista (1842), Garrett é posto à margem da política e inicia o período mais fecundo da sua produção literária. Durante a Regeneração (1851) recebe o título de visconde e é nomeado Ministro dos Negócios Estrangeiros.



A obra

Tem o grande mérito de ser o introdutor do Romantismo em Portugal ao nível da criação textual - processo que iniciou com os poemas Camões (1825) e D. Branca (1826).

Ainda no domínio da poesia são de destacar o Romanceiro (recolha de poesias de tradição popular cujo 1.º volume sai em 1843), Flores sem Fruto (1845) e a obra-prima da poesia romântica portuguesa Folhas Caídas (1853) que nos dá um novo lirismo amoroso.

Na prosa, saliente-se O Arco de Sant'Ana (1.º vol. em 1845 e 2.º em 1851), romance histórico, e principalmente as suas célebres Viagens na Minha Terra (1846). Com este livro, a crítica considera iniciada a prosa moderna em Portugal.

E quanto ao teatro, deve mencionar-se Um Auto de Gil Vicente (1838), O Alfageme de Santarém (1841) e sobretudo o famoso drama Frei Luís de Sousa (1844).

Visita de Estudo do 10º Ano ao Museu da Imprensa

Entrevista a Luís de Camões

Mundo Secreto : Mudança

Voar ...

22 de Março : Dia Mundial da Água

Há 20 anos: Queda do Muro de Berlim