(En)cantos da leitura

welcome

Este blogue pretende ser um espaço de partilha, de opiniões, impressões e sugestões de todo o tipo de leituras.

Episódio da Corrida dos Cavalos - Espaço Social n' «Os Maias» de Eça de Queirós

Os Maias: Pedro vê pela primeira vez maria Monforte

Ler Mais Ler Melhor : O Livro da Vida de José Edurado Agualusa


Queres viver emoções intensas na noite de Halloween ? Então, clica aqui.


Gostei muito do livro de Agatha Christie « Um Crime no Expresso Oriente», porque não é como a maior parte dos policiais, em que se sabe quem é o autor do crime a meio da história. Este livro consegue criar o suspense até ao desenlace, que é surpreendente! ( Maria )

As Nossas leituras Autónomas
O livro que acabei de ler chama-se « Recados da Mãe» de Maria Teresa Maia Gonzalez. Gostei de ler o livro, pois a história é interessante. Conta a história de duas irmãs, Leonor, de seis anos, a narradora, e a sua irmã, Matilde, de 10 anos, que perdem a mãe, morta num acidente. Têm, então, de ir viver com a avó materna, que não conhecem, para a sua quinta, nos arredores de Coimbra. Não gostei da parte final, porque as duas irmãs separam-se e elas tinham prometido ficar sempre juntas.
Stéphanie

«As Nossas leituras Autónomas»
Gostei muito de voltar a reler o conto « A Estrela » de Vergílio Ferreira.
É uma história muito bonita de se ler. Posso dizer que foi o livro que mais gostei de ler. Conta a história de um menino que vê uma estrela no cimo do campanário da aldeia e não desiste enquanto não a apanha. O final é trágico, mas vale a pena !
Bruno, (16 anos)

« As Nossas Leituras Autónomas»
« Eu li o livro " Meu Primeiro Beijo e outros traumas " de Adam Bagdasarian, da D. Quixote. É um livro muito interessante , que é apropriado para a adolescência. A história é contada numa linguagem acessível, relatando vários episódios da vida do autor.
De todos os temas tratados no livro, saliento o primeiro amor, a amizade, os grupos de amigos, etc.» Daniela, (14 anos )
« Acho que este livro cativa qualquer pessoa, de qualquer idade, trazendo à memória aquilo por que todos já passámos ou estarão para passar e experimentar. Mesmo que seja mentalmente, este livro permite-nos sorrir, rir, chorar e sonhar... Maria João

27 de Outubro - Dia da Biblioteca Escolar

Uma biblioteca deve ser como um par de braços abertos " Roger Rosenblatt, jornalista norte-americano


Foi no passado dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, que a nossa turma experimentou um dos melhores e originais restaurantes da zona centro. Falamos de « Saberes e Sabores» Fomos muitíssimo bem atendidos.

A carta apresentava uma grande variedade de pratos, muito nutritivos, que, para além de nos alimentar o espírito, transportava-nos, com as asas da imaginação,para lugares onde nunca estivémos: desde aventuras inéditas, passando por terror, à comédia, tudo se oferecia ao regalar de olhos de todos os convivas. O melhor é que podíamos pedir um prato e , se a escolha não nos agradasse, podíamos trocar por outros géneros literários. Afinal, o que interessava era ficarmos satisfeitos com a nossa comida e, se realmente isso acontecesse, poderíamos continuar a comer em casa.

Foi tudo muito divertido e interessante. Aspectos positivos ?! Não pagámos a refeição, e a leitura não engorda !Esperamos que este tipo de refeições se repita na nossa escola ! Lá estaremos.... ( Daniela e Maria João )


O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas apresentaram no dia 20 de Junho o Projecto a LeR+. Esta iniciativa resulta da parceria com o National Reading Trust, em particular como projecto Reading Connects e conta com o apoio da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e da Fundação Calouste Gulbenkian. Pretende-se que as escolas e bilotecas escolares em estreita parceria com as biliotecas públicas e toda a comunidade possam criar uma cultura integrada de leitura. A nossa escola será uma das tinta e três, a nível nacional, a participar neste projecto. Contamos com a participação de toda a comunidade educativa.

«Os Óculos do Mágico» Maria Teresa Maia Gonzalez

A Inês, o Tomás e o Luís resistiram à calamidade da partida da mãe para Barcelona, agravada pela ruptura entre os pais. O pai, um homem bom, paciente e sensível, fica com os três filhos e naturalmente vai ser idealizado por eles.

A Inês, que é quem protagoniza a história, é emocionalmente verdadeira e por isso não abdica das dúvidas, das críticas e da agressividade que esta situação de sofrimento emocional acarreta. Mas o que de essencial este livro ensina aos adultos é que as crianças apercebem-se de tudo mais rapidamente do que se pensa, ou seja, muitas vezes os adultos acham que as crianças porque são crianças, ficam mais protegidas das adversidades com mentiras e respostas vagas... Enganam-se

O livro é escrito numa linguagem comovente, simples e clara e lê-se com avisez do princípio ao fim.

in, Os Meus Livros, Setembro 2008

Direitos alienáveis do Leitor


Aqui ficam os 10 direitos alienáveis do leitor :

1-O direito de não ler.

2-O direito de saltar páginas.

3- O direito de não acabar um livro.

4-O direito de reler.

5-O direito de ler não importa o quê.

6-O direito de amar os “herois” dos romances.

7-O direito de ler não importa onde.

8 -O direito de saltar de livro em livro.

9-O direito de ler em voz alta.

10-O direito de não falar do que se leu.

Daniel Pennac, Como um Romance, Ed. ASA, 1992, p. 155.

Visita de Estudo do 10º Ano ao Museu da Imprensa

Entrevista a Luís de Camões

Mundo Secreto : Mudança

Voar ...

22 de Março : Dia Mundial da Água

Há 20 anos: Queda do Muro de Berlim