Episódio da Corrida dos Cavalos - Espaço Social n' «Os Maias» de Eça de Queirós
Os Maias: Pedro vê pela primeira vez maria Monforte
Ler Mais Ler Melhor : O Livro da Vida de José Edurado Agualusa
|
- Faça o favor de entrar. Está-se a preparar uma magnífica tarde de chuva. A toalha de nuvens já está esticada sobre a mesa do céu. Os talheres guarda-chuva saíram da gaveta e estão prontos para serem usados. Hoje, como entrada, temos Vento soprando frio, servido em prato irrequieto. Depois, será servida uma sopa de Trovoada luminosa e sonora. De seguida, virá o prato principal: Chuviscos regados com chuva grossa acompanhados por inundações salteadas. E para abrilhantar o final da refeição, temos um Sol, espreitando pelas nuvens, como sobremesa, que está sublime! Com os cumprimentos do “Chef”, os conhaques e aspirinas serão acompanhados com espirros, tosse e febre, servidos no recato da sala de estar do lar de cada um. Muito obrigado por preferir o nosso Inverno.
|
- Em plena quadra natalícia, sabe bem ler contos e outros textos que falem do Natal. Poderás fazê-lo aqui.
|
O Diário da Nossa Paixão de Nicholas Sparks
Este livro narra a história de amor entre dois jovens, Allie e Noah, de quinze e dezassete anos, respectivamente. Vivem, então, um verão inesquecível. Mas Allie vai embora ... e não têm mais notícias um do outro... Mais tarde, Noah, com oitenta anos, recorda esta história de amor, contando-a a Allie, que sofre de Alzheimer.... Portanto, a questão que se põe é: o que se passou após a separação quando jovens ?
É um livro muito emocionante que vale a pena ler! Daniela 9º A
|
- Tiago - Hellboy- A mão direita do Apocalise , de Mike Mignon
- Bruno - Génios do Mundo: Einstein , de Margarida Fonseca Santo
- Maria - Vai aonde te leva o coração, Susanna Tamaro
- Ana Sofia - Ensaio sobre a Cegueira, José Saramag
- José Miguel - Os poderes do Raio, de João Aguiar
- Henrique - O Homem do Inverno Nuclear, de Thierry Deary
- Sara - Chocolate,Joanne Harris
- João Pedro - As Lições do Toninho, Godi Zidron
- Liliana - A Casa dos Espíritos, de Isabel Allende
- Maria João - As Confissões de uma Adolescente, Camila Gib
- Stéphanie - A Lenda de Desperaux, Kate Dicamillo
|
Os livros que marcaram a juventude dos nossos professores
-
Somos jovens, alguns de nós ainda estão a descobrir os prazeres e os encantos da leitura... E como era com alguns dos nossos professores ? Que leituras faziam? Quais os seus livros preferidos ?
-
Recolhemos alguns depoimentos dos nossos profs.
Recuando no tempo para me lembrar dos livros da minha infância e juventude, não consigo lembrar-me de um só livro que me tenha marcado. Foram muitos, certamente.Sei que desde miúda, sempre gostei de ler. E não havia a oferta de livros que há agora. Eram livros que os meus pais me davam. Poucos, mas vistos por mim como uma entrada para a Fantasia:
- « A Galinha dos Ovos de Ouro»
- «Pinóquio»
- « Alice no País das Maravilhas »
"Ao recuar no tempo e tentar lembrar-me de um livro que tivesse marcado a minha infância ou adolescência, dou-me conta que me vêm muitas lembranças à cabeça, mas nenhum título em especial.
|
As Nossas leituras Autónomas
|
«As Nossas leituras Autónomas»
|
|
“Uma biblioteca deve ser como um par de braços abertos " Roger Rosenblatt, jornalista norte-americano
|
Foi no passado dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, que a nossa turma experimentou um dos melhores e originais restaurantes da zona centro. Falamos de « Saberes e Sabores» Fomos muitíssimo bem atendidos.
A carta apresentava uma grande variedade de pratos, muito nutritivos, que, para além de nos alimentar o espírito, transportava-nos, com as asas da imaginação,para lugares onde nunca estivémos: desde aventuras inéditas, passando por terror, à comédia, tudo se oferecia ao regalar de olhos de todos os convivas. O melhor é que podíamos pedir um prato e , se a escolha não nos agradasse, podíamos trocar por outros géneros literários. Afinal, o que interessava era ficarmos satisfeitos com a nossa comida e, se realmente isso acontecesse, poderíamos continuar a comer em casa.
Foi tudo muito divertido e interessante. Aspectos positivos ?! Não pagámos a refeição, e a leitura não engorda !Esperamos que este tipo de refeições se repita na nossa escola ! Lá estaremos.... ( Daniela e Maria João )
|
O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas apresentaram no dia 20 de Junho o Projecto a LeR+. Esta iniciativa resulta da parceria com o National Reading Trust, em particular como projecto Reading Connects e conta com o apoio da Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular e da Fundação Calouste Gulbenkian. Pretende-se que as escolas e bilotecas escolares em estreita parceria com as biliotecas públicas e toda a comunidade possam criar uma cultura integrada de leitura. A nossa escola será uma das tinta e três, a nível nacional, a participar neste projecto. Contamos com a participação de toda a comunidade educativa.
|
«Os Óculos do Mágico» Maria Teresa Maia Gonzalez
A Inês, o Tomás e o Luís resistiram à calamidade da partida da mãe para Barcelona, agravada pela ruptura entre os pais. O pai, um homem bom, paciente e sensível, fica com os três filhos e naturalmente vai ser idealizado por eles.
A Inês, que é quem protagoniza a história, é emocionalmente verdadeira e por isso não abdica das dúvidas, das críticas e da agressividade que esta situação de sofrimento emocional acarreta. Mas o que de essencial este livro ensina aos adultos é que as crianças apercebem-se de tudo mais rapidamente do que se pensa, ou seja, muitas vezes os adultos acham que as crianças porque são crianças, ficam mais protegidas das adversidades com mentiras e respostas vagas... Enganam-se
O livro é escrito numa linguagem comovente, simples e clara e lê-se com avisez do princípio ao fim.
in, Os Meus Livros, Setembro 2008
|
Direitos alienáveis do Leitor
Aqui ficam os 10 direitos alienáveis do leitor :
1-O direito de não ler.
2-O direito de saltar páginas.
3- O direito de não acabar um livro.
4-O direito de reler.
5-O direito de ler não importa o quê.
6-O direito de amar os “herois” dos romances.
7-O direito de ler não importa onde.
8 -O direito de saltar de livro em livro.
9-O direito de ler em voz alta.
10-O direito de não falar do que se leu.
Daniel Pennac, Como um Romance, Ed. ASA, 1992, p. 155.